Versões > DataGeosis Office Plus + GPS
anexos


*Importação de Dados
Importa dados de toda a linha de GPS de Navegação da MAGELLAN e GARMIN (comunicação serial) e também na extensão GPX, GTM, KML e KMZ, bem como o tratamento de dados em tabelas semelhantes ao Microsoft Excel
*Exportação de Dados

Permite a exportação de dados analíticos em formato texto (Caderneta de coordenadas, eletrônicas, taqueométrica, de nivelamento, relatórios etc.), bem como de dados gráficos (Desenho) através da geração de arquivos de intercâmbio, como DXF, DWG e DGN (MicroStation), podendo ser em 2D ou 3D com a opção de selecionar as camadas de interesse para exportação.
- Exportação de arquivos no formato XLS ( Excel 95)
- Exportação de arquivos no formato DBF (dBase IV)
- Exportação de arquivos MIF/MID (MapInfo)

* Geodésia
A ferramenta de Transformações de Coordenadas do DataGeosis Office permite ao usuário a transformação de coordenadas entre sistemas distintos, por exemplo,SAD69, WGS84, HAYFORD ou um outro sistema definido pelo usuário, permitindo a visualização das coordenadas GEODÉSICAS, PLANAS ou CARTESIANAS, junto aos dados da caderneta calculada, efetuando a extrapolação de fuso caso seja necessário. No módulo GEODÉSIA, possibilita ainda a transformação de uma lista de coordenadas em um sistema de coordenadas de origem escolhido pelo usuário para um sistema de coordenadas de destino também definido pelo usuário, sendo necessário apenas que se definam as coordenadas de origem e destino de um ponto de controle a serem utilizadas no cálculo.
- Permitir a definição de Datum pelo Usuário
- Trabalhar com as coordenadas nos sistemas LTM e RTM de coordenadas
- Fator de escala e Convergência Meridiana UTM

* Perfil Longitudinal
Através da ferramenta Criar Perfil por Entidade Gráfica 3D, o usuário utiliza polilinhas (trilhas) e pontos (waypoints) para criar o Perfil. O usuário tem a possibilidade de configurar a aparência do perfil, podendo selecionar cores diferentes para as diversas entidades do projeto, formatação dos textos, relações entre as escalas Horizontal/Vertical.
- Criação de Trilhas de perfil de altitudes a partir de curvas de nível
- Permitir determinar o perfil altitudes com funções avançadas

*Curvas de Nível

O DataGeosis permite a construção automática de vários tipos de curvas de nível (mestras e intermediárias) com configurações independentes (eqüidistância, cor, tipo e espessura de linha). O software possui ainda recursos que possibilitam a não construção das curvas em determinadas regiões do projeto através da definição de camadas de linhas de exclusão. Após a geração automática da triangulação, o usuário tem a autonomia de modificar a triangulação de modo a tornar a representação do relevo mais real. Pode-se cotar as Curvas de Nível automaticamente, sendo necessário apenas definir a posição e a direção das cotas no desenho. No DataGeosis Office as curvas de níveis criadas inicialmente podem ser suavizadas através da suavização da malha triangular. Assim, as curvas estarão suaves e precisas representando fielmente o terreno levantado.

* Georreferenciamento
-Possibilita trabalhar com o CAD em UTM ou descarregar os dados do GPS direto no desenho
-Interface com Google Earth
Essa ferramenta além de definir a escala do projeto, dá a opção de escolher o tamanho da folha e inserir o carimbo com o formato padrão INCRA. Também possibilita que o usuário insira a malha de coordenadas, planta de situação e norte da quadrícula. Permite a importação do relatório de processamento diretamente software do GPS. O usuário também pode determinar os confrontantes clicando nos pontos de cada vértice inserindo propriedade, matrícula, comarca e tipo de limite. Uma das novidades dessa ferramenta é a integração com o Google Earth que permite visualizar a poligonal diretamente na imagem devidamente posicionada. Os relatórios são gerados de acordo com a segunda edição da norma técnica para georreferenciamento, entre eles Requerimento para Certificação, Memorial Descritivo, Tabela de Dados Cartográficos, Solicitação de Anuência, Declaração de Respeito de Limites e Planilha de Área.

*CAD

Com uma plataforma CAD inteiramente reformulada, o DataGeosis Office apresenta todas as principais ferramentas para a criação e edição de desenhos e projetos, além de aplicativos específicos para a topografia seguindo o padrão ABNT, tais como: tipos de linhas, poli-linhas, arcos, tipos de hachuras, estaqueamento, simbologia de talude, inserção de malha de coordenadas, biblioteca de símbolos, blocos e hachuras, textos, etc. A criação e edição de entidades podem ser efetuadas através de linhas de comandos. Com uma robusta plataforma CAD, o DataGeosis possibilita ao usuário a abertura de arquivos para imagens de fundo nos formatos *.bmp, *.gif, *.jpg, *.tiff, *.tga, *.pcx, *.ico, *.mng e *.png. Também é possível a inserção de imagens com informações de posição geográfica, as imagens de satélite. Na criação do desenho são criadas camadas automaticamente de acordo com as descrições dadas aos pontos na planilha, assim, por exemplo, todos os pontos com descrição “divisa” na planilha, serão carregados no desenho em uma camada de nome “divisa”, agilizando a etapa de edição de desenho pelo usuário. Além dessas, pode-se também criar mais quantas camadas for necessário, onde cada camada possui configurações individuais como: cor, tipo e espessura de linha, informações dos pontos, fonte, símbolo, etc. As camadas podem se apresentar ligada/desligada no desenho, ligada/desligada para impressão ou livre/travada para edição do desenho. O ambiente CAD é totalmente tridimensional, o qual permite o desenvolvimento de projetos ligados às diversas áreas de engenharia, não estando, portanto somente focado para Topografia. O sistema de impressão permite a definição de Layouts de impressão, dentro dos quais é possível definir várias e diferentes Viewports, o que facilita a etapa de finalização e impressão dos desenhos.
- Mouse Wheel – pressionando funciona como PAN
- Mouse Wheel – girando funciona como Zoom Dinâmico
- Suportar Plano Cartográfico e Plano Topográfico
- Calcular as áreas cartográficas delimitadas por trilhas
- Calcular as área locais topograficas delimitadas por trilhas
- Calcular distâncias topográficas locais
- Calcular as distâncias da projeção horizontal ou considerando as altitudes
- Função de conversão topográficas dos dados obtidos do GPS
- Importação e exportação para AutoCad, no formato DXF
- Importação e exportação para ArcView, no formato SHP
- Criação de multiplos estilos de Waypoints, para mapas mais detalhados.
- Permitir a união de Trilhas
- Cálculo de média da posição geodésica de Waypoint, Trilhas e Rotas.
- Rotação de Dados
- Ferramenta de recorte retangular para mapeamentos avançados
- Dispor de tabelas de azimutes, velocidades e distâncias
- Calcular azimutes com precisão de centésimos de segundos

*Manipulação de Imangens

- Trabalhar com imagens Georreferenciada (GeoTIFF) e ferramentas de Georreferenciamento para imagem Raster
- Permitir a criação de projetos completos de Mapas, salvando arquivos MAP e GTM
- Permitir rotação de Imagens para uma calibração precisa
- Permitir recortes de Imagens
- Suporte para imagens DRG (Digital Raster Graphic)
- Permitir a restauração dos apectos originais das imagens processadas

*Auto Croqui

Possui ferramentas especiais como o Auto Croqui que visa agilizar e facilitar a construção dos desenhos no DataGeosis. Pode-se de maneira rápida e fácil localizar pontos, trocá-los de camadas e através de linhas ou poli-linhas fazer a ligação automática dos pontos que possuam os mesmos atributos, bastando para isto selecionar a seqüência de pontos a serem unidos

*Compatibilidade com sistemas operacionais

Compatível com Windows 95, 98, ME, NT, 2000, XP, Vista, Windows 7 e Windows 8