Versões > Vias Standard
anexos

 Seções Tipo

Essa ferramenta é destinada aos projetos de estradas, loteamentos e outros, sendo aplicada nas seções transversais do alinhamento, agilizando assim o projeto.
O usuário poderá configurar cada seção tipo, com os seguintes itens:
•Canteiro com definição de largura e inclinação;
•Pista de rolamento de qualquer largura, tanto para o lado esquerdo quanto para o lado direito, comou se acostamentos com largura e declividade definidas pelo usuário. Pode-se especificar a referência da pista com relação ao greide e também o tipo e declividade do caimento;
•Permite configuração dos parâmetros de pavimentação de acordo com os métodos de cálculo IG, CBR, DNER ou outro;
•Taludes com inclinações diferentes para corte e aterro, ou ainda combinação de diferentes taludes em uma mesma seção para adequação do projeto segundo os níveis geológicos do terreno. Taludescom ou sem banquetas, sendo possível    configurá-las de acordo com o projeto;
•Elementos como canaletas e passeio com configuração bastante flexível;
Com estes elementos pode-se criar modelos de Seções-tipo com a visualização de cada modelo, que poderão ser utilizadas para cada estaca ou para cada trecho de forma independente, isto é, pode-se configurar um modelo de seção-tipo para cada trecho do projeto       
O aplicativo emite relatórios com os dados de curvas horizontais e verticais, emite o arquivo para locação do projeto, bem como nota de serviço dos dados do projeto de terraplenagemcom apresentação do cálculo de volumes e áreas de corte e aterro. Outras listagens reúnem os dados do estaqueamento, do greide com os dados de superelevação e otimização automática da curva vertical.






Cálculo e Dimensionamento de Volumes de Pavimento

O DataGeosis permite ainda o cálculo e dimensionamento de volumes de pavimento com até quatro métodos de dimensionamento: IG, CBR, DNER e outro definido pelo usuário.



Elementos de projeto

A versão Vias oferece as ferramentas necessárias para a criação de traçados horizontais e verticais, com aplicação direta na elaboração de projetos de estradas, ferrovias, arruamento, etc.
As curvas horizontais podem ser criadas interativamente com recursos gráficos sobre o terreno natural. Os tipos de curvas horizontais disponíveis para a criação do traçado horizontal são: circulares simples e composta, transição (transição simétrica) e transição composta (transição assimétrica). A definição de curvas circulares simples é feita informando-se um dos seguintes elementos: raio, tangente, desenvolvimento, corda ou distância externa. Para definição de curvas circulares compostas deve-se determinar os dois raios além do ângulo central referente ao primeiro ou ao segundo raio. No caso da transição, a definição é feita informando-se o raio e o comprimento da transição, ou os dois comprimentos da transição para transição composta.
A partir da definição das curvas horizontais, é feito o estaqueamento automático, podendo ser inseridas uma estaca em qualquer posição do eixo e com o espaçamento entre estacas definido pelo usuário.
Em função dos raios das curvas horizontais, o usuário informa a superelevação máxima para cada uma delas, onde será gerada uma tabela de superelevação com as estacas onde há mudança no caimento da pista, desde o caimento natural até a superelevação máxima. 
A partir das configurações do projeto como velocidade diretriz, superelevação máxima e parâmetros do veículo do projeto, o programa gera uma tabela de superlargura e, a partir dela, calcula a distribuição automaticamente para cada uma das estacas do traçado horizontal.
As curvas verticais, como no caso do alinhamento horizontal, podem ser introduzidas manualmente ou de forma gráfica, com rampas, arcos e parábolas simples e compostas, diretamente sobre o perfil do terreno natural, após a criação do greide. 

O software apresenta ainda ferramentas para o dimensionamento e criação das seções de pavimentos com Leito, Sub-base, Base, Revestimento, com montagem da nota de serviço.
O aplicativo emite relatórios com os dados de curvas horizontais e verticais, emite o arquivo para locação do projeto, bem como nota de serviço dos dados do projeto de terraplenagem com apresentação do cálculo de volumes e áreas de corte e aterro. Outras listagens reúnem os dados do estaqueamento, do greide com os dados de superelevação e otimização automática da curva vertical.