Versões > Standard
anexos


Importação de Dados 

O DataGeosis possui comunicação com diversas marcas e modelos de Estações Totais existentes no mercado, tais como: GEODIMETER, GEODETIC, FOIF, SOKKIA, NIKON, ZEISS (TRIMBLE), TOPCON, LEICA, SOUTH, PENTAX e YOM3. Importa também arquivos de coletores externos, como: PSION, SDR e HP48 além de importar dados de toda a linha de GPS de Navegação da MAGELLAN e GARMIN (comunicação serial). A entrada de dados em um projeto do DataGeosis pode ser manual, através da digitação dos dados levantados em campo, independente de qual método de levantamento tenha sido utilizado, ou ainda através da importação de arquivos textos, seja uma caderneta de campo, de coordenadas ou geodésia.
Planilha de Cálculo

Planilha de cálculo multifuncional, pois possibilita a configuração da planilha de maneiras distintas linha a linha, conforme os tipos de elementos medidos no campo. Pode-se configurar em uma mesma planilha os pontos de poligonal, irradiações e pontos fixos, visando atender as exigências do INCRA, bastando para isto selecionar o tipo de linha. A seqüência de cálculo da poligonal com um único caminho é identificada automaticamente. Para poligonais com mais de um caminho o usuário pode determinar o caminho da poligonal a ser calculada em cada momento. No DataGeosis Office também pode-se trabalhar com múltiplas planilhas em um mesmo arquivo, seja de coordenadas, taqueometria ou caderneta eletrônica, sendo que todas poderão compor o desenho final, não havendo limites de planilhas ou de pontos por arquivo. Com este recurso o programa oferece agilidade em projetos de grande porte. 
Se fizermos uma alteração na planilha, mudando alguma informação, os pontos são atualizados automaticamente no desenho. Se um ponto for inserido na planilha o mesmo poderá ser inserido no desenho, bastando para isso usar um comando de atualização dos pontos no desenho. Por medida de segurança, os pontos inseridos no desenho não são carregados na caderneta. Com a função de Geodésia, há a possibilidade de se visualizar em uma planilha as coordenadas topográficas locais (X,Y,Z) e as correspondentes coordenadas geodésicas seja em Latitude e Longitude, ou ainda em qualquer sistema definido pelo usuário, como por exemplo: SAD 69, HAYFORD, o sistema geocêntrico WGS 84, SIRGAS, ou um outro qualquer. Isto porque o DataGeosis Versão 2005 possibilita a definição de novos sistemas (elipsóide de referência) de forma a adaptar todos os trabalhos conforme o sistema adotado em cada país.

Cálculo de Poligonais Topográficas

O DataGeosis está preparado para calcular poligonais no sistema Aberto, Fechado, Fechado com Ponto de Apoio e Apoiado em 2 Pontos, sendo que o tipo da poligonal é reconhecido automaticamente. O caminho da poligonal é reconhecido automaticamente, sem a necessidade de uma sequência específica na planilha de cálculo. Caso seja poligonal Fechada, Fechada com Ponto de Apoio ou Apoiada em 2 Pontos poderá ser feita a distribuição de erros para compensação pelo Método dos Mínimos Quadrados, Proporcional as Distâncias ou Proporcional as Projeções. O usuário poderá definir todas as precisões desejadas e o DataGeosis verificará se está dentro das tolerâncias solicitadas antes de dar continuidade aos cálculos e fornecer o relatório de cálculo e ajustamento da poligonal. Possui ainda uma ferramenta automática de identificação dos vértices com maiores contribuições de erros, facilitando a busca por pontos com dados incorretos.



Nivelamento Geométrico 

O DataGeosis dispõe de planilha de nivelamento com cálculo e compensação de  nivelamento geométrico em Sistemas Abertos, Fechados e Apoiados em 2 Pontos. A compensação dos pontos da planilha de nivelamento é feita pelo método proporcional ao número de estações. Uma planilha de nivelamento é criada como uma sequência de eixo de via. Pode-se ainda importar todos os valores de cotas calculadas em um nivelamento para a planilha planialtimétrica, fornecendo assim uma base altimétrica mais confiável para trabalhos que envolvam cálculos de volumes.




CAD

Com uma plataforma CAD inteiramente reformulada, o DataGeosis Office apresenta todas as principais ferramentas para a criação e edição de desenhos e projetos, além de aplicativos específicos para a topografia seguindo o padrão ABNT, tais como: tipos de linhas, poli-linhas, arcos, tipos de hachuras, estaqueamento, simbologia de talude, inserção de malha de coordenadas, biblioteca de símbolos, blocos e hachuras, textos, etc. A criação e edição de entidades podem ser efetuadas através de linhas de comandos. Com uma robusta plataforma CAD, o DataGeosis possibilita ao usuário a abertura de arquivos para imagens de fundo nos formatos *.bmp, *.gif, *.jpg, *.tiff, *.tga, *.pcx, *.ico, *.mng e *.png. Também é possível a inserção de imagens com informações de posição geográfica, as imagens de satélite. Na criação do desenho são criadas camadas automaticamente de acordo com as descrições dadas aos pontos na planilha, assim, por exemplo, todos os pontos com descrição “divisa” na planilha, serão carregados no desenho em uma camada de nome “divisa”, agilizando a etapa de edição de desenho pelo usuário. Além dessas, pode-se também criar mais quantas camadas for necessário, onde cada camada possui configurações individuais como: cor, tipo e espessura de linha, informações dos pontos, fonte, símbolo, etc. As camadas podem se apresentar ligada/desligada no desenho, ligada/desligada para impressão ou livre/travada para edição do desenho. 
O ambiente CAD é totalmente tridimensional, o qual permite o desenvolvimento de projetos ligados às diversas áreas de engenharia, não estando, portanto somente focado para Topografia.
O sistema de impressão permite a definição de Layouts de impressão, dentro dos quais é possível definir várias e diferentes Viewports, o que facilita a etapa de finalização e impressão dos desenhos.




Auto Croqui

Possui ferramentas especiais como o Auto Croqui que visa agilizar e facilitar a construção dos desenhos no DataGeosis. Pode-se de maneira rápida e fácil localizar pontos, trocá-los de camadas e através de linhas ou poli-linhas fazer a ligação automática dos pontos que possuam os mesmos atributos, bastando para isto selecionar a seqüência de pontos a serem unidos.


Cálculo de Áreas

O DataGeosis dispõe de Cálculo de Área por Limite (quando o limite da área está desenhado) e Cálculo Área por Vértice (quando a área não está representada em desenho, somente seus vértices), fornecendo o resultado em várias unidades, inclusive com a definição do tipo de alqueire utilizado na região. Além disso, após gerar um MDT de uma área também é fornecido o valor da área superficial referente ao MDT. Depois de definida uma área o usuário poderá configurar e gerar o memorial descritivo de cada área de acordo com modelos já prontos do INCRA, ABNT ou um modelo próprio do usuário. Este memorial pode ser visualizado com qualquer tipo de coordenadas dos vértices, seja em UTM (N,E), Geodésicas (Lat., Long) ou Topográficas Locais (X,Y) e pode ainda ser aberto em qualquer editor de texto. 
Há ainda a possibilidade de reconstituição de memoriais descritivos através da inserção de dados de distâncias, azimutes, rumos ou deflexões, de maneira a restabelecer e gerar o desenho do polígono original. 



Divisão de Glebas

Aliado ao cálculo de área o software possui a ferramenta de Divisão de Glebas, que permite ao usuário dividir facilmente uma gleba por diferentes métodos: fixando-se um vértice ou através de uma orientação estabelecida pelo usuário (azimutes), que pode ser definida graficamente ou inserida por digitação. No momento de estabelecer a divisão o usuário poderá inserir a área desejada para cada parcela da divisão ou optar pela divisão em áreas iguais.




Impressão de Dados 

No DataGeosis você poderá imprimir suas planilhas de dados e seus desenhos em qualquer impressora ou plotter que seja compatível com o Windows. Os campos a serem impressos em uma planilha podem ser definidos e visualizados pelo usuário antes da impressão. 
Para os desenhos, o usuário poderá gerar Layouts de impressão. Os desenhos podem ser impressos por partes ou no total. Podendo-se definir múltiplas janelas de impressão (Viewports). Pode-se definir a área a ser impressa e a escala de impressão, podendo ainda imprimir em folhas articuladas, quando o formato do papel não for suficiente para a escala selecionada.



Exportação de Dados 

Permite a exportação de dados analíticos em formato texto (Caderneta de coordenadas, eletrônicas, taqueométrica, de nivelamento, relatórios etc.), bem como de dados gráficos (Desenho) através da geração de arquivos de intercâmbio, como DXF, DWG e DGN (MicroStation), podendo ser em 2D ou 3D com a opção de selecionar as camadas de interesse para exportação.

Caderneta de Locação 

Os pontos do desenho, criados nas seções tipo, em divisões de áreas ou outras etapas do projeto, caso se deseje, serão apresentados em planta no CAD e numa planilha de locação onde poderão ser enviados para uma Estação Total para que se execute a locação em campo.



MDT

O DataGeosis utiliza a Modelagem Numérica do Terreno para representar a superfície do terreno levantado de forma a obter o conjunto de informações necessárias aos cálculos de áreas superficiais, curvas de nível, mapas de declividades, perfis, áreas de inundação e visualização em 3D, ou seja, é o ponto base para todos os trabalhos de altimetria e volumetria. No DataGeosis Office o MDT é gerado em um desenho independente do desenho do projeto, sendo assim é possível fazer todas as modificações necessárias no MDT como, por exemplo, apagar arestas, inserir ponto e remover ponto, para posteriormente carregar as curvas de nível no desenho do projeto. A modelagem digital do terreno possibilita uma maior precisão no traçado das Curvas de Nível além de permitir a determinação da altimetria em qualquer local da superfície do terreno e não somente nos pontos do levantamento.



Curvas de Nível

O DataGeosis permite a construção automática de vários tipos de curvas de nível (mestras e intermediárias)  com  configurações independentes (eqüidistância, cor, tipo e espessura de linha). O software possui ainda recursos que possibilitam a não construção das curvas em determinadas regiões do projeto através da definição de camadas de linhas de exclusão. Após a geração automática da triangulação, o usuário tem a autonomia de modificar a triangulação de modo a tornar a representação do relevo mais real. Pode-se cotar as Curvas de Nível automaticamente, sendo necessário apenas definir a posição e a direção das cotas no desenho. No DataGeosis Office as curvas de níveis criadas inicialmente podem ser suavizadas através da suavização da malha triangular. Assim, as curvas estarão suaves e precisas representando fielmente o terreno levantado.




Correção Geométrica de Imagens Digitais

O DataGeosis Office permite a inserção de imagens georreferenciadas (imagens de satélite) ou sem georreferenciamento para posterior correção geométrica ou Georreferenciamento de Imagens. Possibilita para o georreferenciamento de imagem o uso de três métodos de transformação: Ortogonal, Similaridade e Afim Ortogonal.




Planilha de Cálculo

Planilha de cálculo multifuncional, pois possibilita a configuração da planilha de maneiras distintas linha a linha, conforme os tipos de elementos medidos no campo. Pode-se configurar em uma mesma planilha os pontos de poligonal, irradiações e pontos fixos, visando atender as exigências do INCRA, bastando para isto selecionar o tipo de linha. A seqüência de cálculo da poligonal com um único caminho é identificada automaticamente. Para poligonais com mais de um caminho o usuário pode determinar o caminho da poligonal a ser calculada em cada momento. No DataGeosis Office também pode-se trabalhar com múltiplas planilhas em um mesmo arquivo, seja de coordenadas, taqueometria ou caderneta eletrônica, sendo que todas poderão compor o desenho final, não havendo limites de planilhas ou de pontos por arquivo. Com este recurso o programa oferece agilidade em projetos de grande porte. 
Se fizermos uma alteração na planilha, mudando alguma informação, os pontos são atualizados automaticamente no desenho. Se um ponto for inserido na planilha o mesmo poderá ser inserido no desenho, bastando para isso usar um comando de atualização dos pontos no desenho. Por medida de segurança, os pontos inseridos no desenho não são carregados na caderneta. Com a função de Geodésia, há a possibilidade de se visualizar em uma planilha as coordenadas topográficas locais (X,Y,Z) e as correspondentes coordenadas geodésicas seja em Latitude e Longitude, ou ainda em qualquer sistema definido pelo usuário, como por exemplo: SAD 69, HAYFORD, o sistema geocêntrico WGS 84, SIRGAS, ou um outro qualquer. Isto porque o DataGeosis Versão 2005 possibilita a definição de novos sistemas (elipsóide de referência) de forma a adaptar todos os trabalhos conforme o sistema adotado em cada país.

Cálculo de Poligonais Topográficas

O DataGeosis está preparado para calcular poligonais no sistema Aberto, Fechado, Fechado com Ponto de Apoio e Apoiado em 2 Pontos, sendo que o tipo da poligonal é reconhecido automaticamente. O caminho da poligonal é reconhecido automaticamente, sem a necessidade de uma sequência específica na planilha de cálculo. Caso seja poligonal Fechada, Fechada com Ponto de Apoio ou Apoiada em 2 Pontos poderá ser feita a distribuição de erros para compensação pelo Método dos Mínimos Quadrados, Proporcional as Distâncias ou Proporcional as Projeções. O usuário poderá definir todas as precisões desejadas e o DataGeosis verificará se está dentro das tolerâncias solicitadas antes de dar continuidade aos cálculos e fornecer o relatório de cálculo e ajustamento da poligonal. Possui ainda uma ferramenta automática de identificação dos vértices com maiores contribuições de erros, facilitando a busca por pontos com dados incorretos.



Nivelamento Geométrico 

O DataGeosis dispõe de planilha de nivelamento com cálculo e compensação de  nivelamento geométrico em Sistemas Abertos, Fechados e Apoiados em 2 Pontos. A compensação dos pontos da planilha de nivelamento é feita pelo método proporcional ao número de estações. Uma planilha de nivelamento é criada como uma sequência de eixo de via. Pode-se ainda importar todos os valores de cotas calculadas em um nivelamento para a planilha planialtimétrica, fornecendo assim uma base altimétrica mais confiável para trabalhos que envolvam cálculos de volumes.



CAD

Com uma plataforma CAD inteiramente reformulada, o DataGeosis Office apresenta todas as principais ferramentas para a criação e edição de desenhos e projetos, além de aplicativos específicos para a topografia seguindo o padrão ABNT, tais como: tipos de linhas, poli-linhas, arcos, tipos de hachuras, estaqueamento, simbologia de talude, inserção de malha de coordenadas, biblioteca de símbolos, blocos e hachuras, textos, etc. A criação e edição de entidades podem ser efetuadas através de linhas de comandos. Com uma robusta plataforma CAD, o DataGeosis possibilita ao usuário a abertura de arquivos para imagens de fundo nos formatos *.bmp, *.gif, *.jpg, *.tiff, *.tga, *.pcx, *.ico, *.mng e *.png. Também é possível a inserção de imagens com informações de posição geográfica, as imagens de satélite. Na criação do desenho são criadas camadas automaticamente de acordo com as descrições dadas aos pontos na planilha, assim, por exemplo, todos os pontos com descrição “divisa” na planilha, serão carregados no desenho em uma camada de nome “divisa”, agilizando a etapa de edição de desenho pelo usuário. Além dessas, pode-se também criar mais quantas camadas for necessário, onde cada camada possui configurações individuais como: cor, tipo e espessura de linha, informações dos pontos, fonte, símbolo, etc. As camadas podem se apresentar ligada/desligada no desenho, ligada/desligada para impressão ou livre/travada para edição do desenho. 
O ambiente CAD é totalmente tridimensional, o qual permite o desenvolvimento de projetos ligados às diversas áreas de engenharia, não estando, portanto somente focado para Topografia.
O sistema de impressão permite a definição de Layouts de impressão, dentro dos quais é possível definir várias e diferentes Viewports, o que facilita a etapa de finalização e impressão dos desenhos.




Auto Croqui

Possui ferramentas especiais como o Auto Croqui que visa agilizar e facilitar a construção dos desenhos no DataGeosis. Pode-se de maneira rápida e fácil localizar pontos, trocá-los de camadas e através de linhas ou poli-linhas fazer a ligação automática dos pontos que possuam os mesmos atributos, bastando para isto selecionar a seqüência de pontos a serem unidos.


Cálculo de Áreas

O DataGeosis dispõe de Cálculo de Área por Limite (quando o limite da área está desenhado) e Cálculo Área por Vértice (quando a área não está representada em desenho, somente seus vértices), fornecendo o resultado em várias unidades, inclusive com a definição do tipo de alqueire utilizado na região. Além disso, após gerar um MDT de uma área também é fornecido o valor da área superficial referente ao MDT. Depois de definida uma área o usuário poderá configurar e gerar o memorial descritivo de cada área de acordo com modelos já prontos do INCRA, ABNT ou um modelo próprio do usuário. Este memorial pode ser visualizado com qualquer tipo de coordenadas dos vértices, seja em UTM (N,E), Geodésicas (Lat., Long) ou Topográficas Locais (X,Y) e pode ainda ser aberto em qualquer editor de texto. 
Há ainda a possibilidade de reconstituição de memoriais descritivos através da inserção de dados de distâncias, azimutes, rumos ou deflexões, de maneira a restabelecer e gerar o desenho do polígono original. 




Divisão de Glebas

Aliado ao cálculo de área o software possui a ferramenta de Divisão de Glebas, que permite ao usuário dividir facilmente uma gleba por diferentes métodos: fixando-se um vértice ou através de uma orientação estabelecida pelo usuário (azimutes), que pode ser definida graficamente ou inserida por digitação. No momento de estabelecer a divisão o usuário poderá inserir a área desejada para cada parcela da divisão ou optar pela divisão em áreas iguais.





Impressão de Dados 

No DataGeosis você poderá imprimir suas planilhas de dados e seus desenhos em qualquer impressora ou plotter que seja compatível com o Windows. Os campos a serem impressos em uma planilha podem ser definidos e visualizados pelo usuário antes da impressão. 
Para os desenhos, o usuário poderá gerar Layouts de impressão. Os desenhos podem ser impressos por partes ou no total. Podendo-se definir múltiplas janelas de impressão (Viewports). Pode-se definir a área a ser impressa e a escala de impressão, podendo ainda imprimir em folhas articuladas, quando o formato do papel não for suficiente para a escala selecionada.



Exportação de Dados 

Permite a exportação de dados analíticos em formato texto (Caderneta de coordenadas, eletrônicas, taqueométrica, de nivelamento, relatórios etc.), bem como de dados gráficos (Desenho) através da geração de arquivos de intercâmbio, como DXF, DWG e DGN (MicroStation), podendo ser em 2D ou 3D com a opção de selecionar as camadas de interesse para exportação.

Caderneta de Locação 

Os pontos do desenho, criados nas seções tipo, em divisões de áreas ou outras etapas do projeto, caso se deseje, serão apresentados em planta no CAD e numa planilha de locação onde poderão ser enviados para uma Estação Total para que se execute a locação em campo.



MDT

O DataGeosis utiliza a Modelagem Numérica do Terreno para representar a superfície do terreno levantado de forma a obter o conjunto de informações necessárias aos cálculos de áreas superficiais, curvas de nível, mapas de declividades, perfis, áreas de inundação e visualização em 3D, ou seja, é o ponto base para todos os trabalhos de altimetria e volumetria. No DataGeosis Office o MDT é gerado em um desenho independente do desenho do projeto, sendo assim é possível fazer todas as modificações necessárias no MDT como, por exemplo, apagar arestas, inserir ponto e remover ponto, para posteriormente carregar as curvas de nível no desenho do projeto. A modelagem digital do terreno possibilita uma maior precisão no traçado das Curvas de Nível além de permitir a determinação da altimetria em qualquer local da superfície do terreno e não somente nos pontos do levantamento.



Curvas de Nível

O DataGeosis permite a construção automática de vários tipos de curvas de nível (mestras e intermediárias)  com  configurações independentes (eqüidistância, cor, tipo e espessura de linha). O software possui ainda recursos que possibilitam a não construção das curvas em determinadas regiões do projeto através da definição de camadas de linhas de exclusão. Após a geração automática da triangulação, o usuário tem a autonomia de modificar a triangulação de modo a tornar a representação do relevo mais real. Pode-se cotar as Curvas de Nível automaticamente, sendo necessário apenas definir a posição e a direção das cotas no desenho. No DataGeosis Office as curvas de níveis criadas inicialmente podem ser suavizadas através da suavização da malha triangular. Assim, as curvas estarão suaves e precisas representando fielmente o terreno levantado.




Correção Geométrica de Imagens Digitais

O DataGeosis Office permite a inserção de imagens georreferenciadas (imagens de satélite) ou sem georreferenciamento para posterior correção geométrica ou Georreferenciamento de Imagens. Possibilita para o georreferenciamento de imagem o uso de três métodos de transformação: Ortogonal, Similaridade e Afim Ortogonal.




Fotos / Interfaces
Downloads